Portugal é um dos países europeus no qual a popularidade dos partidos de extrema-direita mais cresceu no espaço da União Europeia, de acordo com dados da pesquisa compilados pela ‘Europe Elects’, uma start-up com sede na Alemanha que agrega os resultados de analistas que operam em toda a União Europeia (UE),
Publicado esta sexta-feira pela Bloomberg, o estudo refere que. o apoio dos eleitores aos partidos populistas aumentou em três dos 27 Estados-membros da União Europeia e caiu em 10 no mês passado.
O estudo aponta que a popularidade dos partidos de extrema-direita cresceu em Portugal, Holanda e Chipre e caiu na Estónia, França, Eslovénia, Letónia, Dinamarca, Itália e Polónia.
O maior aumento, 2,0 pontos percentuais, foi registrado na Holanda, e a maior queda, 0,8 ponto, na Estónia.
Já no lado oposto do espectro político, as forças da extrema-esquerda subiram em Portugal, Irlanda Holanda, Espanha e Dinamarca e caíram na França, Grécia e Chipre.
A Holanda, com um crescimento de 0,5 pontos percentuais, lidera a lista de subidas, ao passo que França, com uma queda de 1,9 pontos.
Os partidos do eurocépticos melhoraram os seus resultados nas pesquisas em Portugal, Holanda, Espanha e Finlândia e caíram na França, Grécia, Estónia, Eslovénia, Irlanda, Itália, Polónia e Suécia.