O vilaverdense José Manuel Fernandes (PSD) é o eurodeputado mais influente entre os europarlamentares portugueses e o 12º mais influente entre os 705 que se sentam no hemiciclo do Parlamento Europeu (PE).
O ranking relativo a 2021, elaborado pela VoteWatch – que “O Vilaverdense” consultou – e que mede a influência dos deputados europeus dos 27 Estados-Membros da UE foi dado a conhecer, esta sexta-feira, em Bruxelas.
Esta associação apresenta «os deputados europeus mais bem posicionados para influenciar a formulação das políticas europeias nos próximos anos».
O político de Vila Verde é o mais influente dos 21 eurodeputados portugueses – Pedro Silva Pereira, do PS, aparece depois no 15.º lugar, Paulo Rangel, do PSD, é o 52.º, seguido por Carlos Zorrinho em 85.º, Margarida Marques em 90.º e Isabel Santos em 94.º – e o 12.º no universo dos 705 deputados que compõem o Parlamento, liderado pelo presidente David Maria Sassoli.
O parlamentar social-democrata e, consequentemente, Portugal mantêm uma influência substancial em comparação com o mandato anterior.
Fernandes destaca-se «pelo seu papel de liderança em vários dossiês relacionados com os recursos próprios da União e o Fundo de Solidariedade, que conferiu assistência a Portugal, Espanha, Itália e Áustria, em virtude dos danos causados por calamidades naturais».
Neste relatório, o termo “influência” indica «em que medida um deputado europeu molda a política da UE, sem considerar a direcção (ideológica) em que essa política é moldada».