REGIÃO

REGIÃO -

Ponte de Lima acolhe 19ª palestra do ciclo de conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, recebe no próximo dia 27 de Novembro, às 15h30, a conferência “Teresa, Infanta de Leão e Condessa de Portucale”, da autoria do professor Luís Carlos Amaral. 

Esta palestra integra o ciclo das conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, no âmbito do projecto “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, que é cofinanciado pelo Norte 2020 e promovido pelo Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais (CIM) do Alto Minho, Cávado e Ave.

A 19ª conferência, a realizar-se em Ponte de Lima, tem como objectivo construir um momento de reflexão sobre Teresa de Leão e do seu papel na configuração política do Noroeste espanhol, nas décadas que antecedem a formação da Portugal. Esta conferência será uma «revisitação dos principais momentos do seu governo», e vai permitir compreender melhor a força e a capacidade interventiva de Teresa de Leão.

A conferência vai contar com a participação de vários investigadores, como Luís Carlos Amaral, investigador do CITCEM, Arnaldo Sousa e Melo, professor auxiliar Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e ainda Maria Joana Costa Gomes, investigadora do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A mesa redonda, que terá lugar às 16h15, vai contar com a moderação de Maria Amélia Ribeiro de Carvalho, docente no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.

Esta sessão vai encerrar com a participação do Grupo Vocal Ançable que vão interpretar trechos musicais do século XII do reino de Leão.

A participação nesta sessão é gratuita, mas requer inscrição através do link www.minhoin.com . A palestra vai ser transmitida também em formato online e pode ser vista em: https://www.facebook.com/municipiopontedelima. 

De recordar que este ciclo de Conferências percorre os 24 municípios do Minho e pretende valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho, focada no feminino. 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE