O Município de Vila Verde assinalou esta quinta-feria o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, com a exposição de 35 cruzes na escadaria frontal dos Paços do Concelho. Cada cruz representa cada uma das 35 mulheres assassinadas em 2020 em contexto de violência doméstica, em Portugal.
«É uma homenagem singela, mas muito sentida. É importante que todas as pessoas vítimas de violência doméstica sintam que podem contar com o apoio e ajuda da sociedade», afirmou a Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, no acto de inauguração da exposição.
O evento contou com a participação dos vereadores do executivo camarário, Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo, assim como representantes de organizações que se associaram ao evento, nomeadamente a GNR, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e a Casa do Povo da Ribeira do Neiva. O Município de Vila Verde associou-se ainda à campanha da UMAR-União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Júlia Fernandes – que é Conselheira para a Igualdade – apelou que «esta é uma causa que deve mobilizar todas e de todos os cidadãos. Cada um de nós deve estar sensibilizado e disponível para recusar esta barbaridade contra a própria humanidade».
DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres pretende mobilizar a sociedade para uma atitude de vigilância e alerta permanente, face aos números da violência contra as mulheres e violência doméstica, num contexto agravado pelos desafios impostos pela pandemia COVID-19.