O Município de Vila Verde promove, a partir de segunda-feira, uma semana de actividades dedicadas a assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, reforçando a estratégia de parceria e cooperação para a inclusão e valorização social das pessoas com deficiência.
O lançamento de um livro desenvolvido pelos utentes do complexo de Vila Verde da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), que foram os autores de ilustrações que permitem ler e contar histórias, marca o programa, que envolve diversos espaços e instituições.
A Escola Secundária de Vila Verde acolhe na segunda-feira, às 10h00, a projecção do filme “Campeones”, de Javier Gutiérrez, seguindo-se um programa na Rádio Voz do Neiva – “CLDS com Voz” –, com a participação do Lar Residencial e CAO da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e o Complexo local da APPACDM de Braga.
Estas instituições estarão novamente juntas na terça-feira para uma acção de sensibilização da comunidade para as questões da inclusão das pessoas com deficiência, com a distribuição de crachás à população
Na quinta-feira, será a vez de envolver o sector económico e empresarial na causa da inclusão social, com o lançamento do selo “Empresas e Entidades Inclusivas”, numa cerimónia que terá lugar às 11h00, na Casa do Conhecimento, onde será ainda apresentado o vídeo Alta Promoção”.
“Histórias comidas: Eu Consigo!” é a obra a apresentar na sexta-feira, 3 de Dezembro, num momento alto do programa que marca a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Num trabalho orientado pela professora de educação visual Mi Maria Martins, o livro desenvolve-se com desenhos, sendo cada um adaptado à palavra, ao texto que cada “leitor” pretende construir.
Numa iniciativa do complexo de Vila Verde da APPACDM, a edição do livro “Histórias comidas: Eu Consigo!” pretende partilhar um meio facilitador para a inclusão, em função das necessidades, capacidades e nível de funcionalidade de cada ‘leitor’.
“Desenhado” de forma ajustada à população com deficiência intelectual, o livro contribui para «minimizar a frustração, aumentar a auto-estima e a motivação das pessoas com dificuldades em aceder aos livros da forma convencional».