As candidaturas ao Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) ainda não abriram, o que deverá acontecer na segunda quinzena de Dezembro.
Na passada sexta-feira, em Cabanelas, a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, anunciara a abertura do concurso para o dia 06 de Dezembro, mas tal não se confirmou.
Sob os eixos Consumo, Produção, Dieta Mediterrânica e Educação e Literacia Alimentar, a missão deste plano passa por estimular a produção nacional e promover a adopção de sistemas de produção e distribuição mais sustentáveis, com base nas cadeias curtas de abastecimento e nos sistemas alimentares locais.
Pretende ainda valorizar os produtos endógenos de qualidade, valorizar e salvaguardar a Dieta Mediterrânica, enquanto sistema e padrão alimentar característico do território nacional, criando e promovendo estímulos à sua adesão, além de sensibilizar e aconselhar os consumidores e a população em geral para a adopção de uma alimentação nutricionalmente equilibrada e informada.