A investigadora Sofia Rodrigues, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) integra a equipa da rede “Cost Actions”, num projecto que está a criar software para prevenir surtos de mosquitos.
Este grupo está também a criar têxteis com repelentes, sendo que a investigadora do IPVC está responsável pela criação de novos modelos matemáticos para prever e combater surtos de mosquitos.
A investigação que Sofia Rodrigues integra já está a realizar testas na Itália e na Croácia e tem previsto a sua conclusão para Março de 2022. A equipa de trabalho é constituída por investigadores de vários países, que partilham ideias e trabalho desde 2017.
Sofia Rodrigues explicou que o trabalho passa por «estudar o efeito de medidas de controlo de vanguarda», como o uso de novas tecnologias «em produtos têxteis e tintas à base de nanopartículas e micropartículas que liberam repelentes ou pesticidas»
Depois de explicar o processo de teste dos tecidos, onde os investigadores se colocam «numa zona com mosquitos durante um determinado període de tempo», a investigadora acrescentou ainda que o passo seguinte será «a produção de têxteis com repelentes», em «roupas para o cidadão comum vestir».