Portugal continental registava no início desta semana 607 surtos activos de Covid-19, a maioria em escolas, onde existem mais 34 surtos do que na semana anterior, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com um ponto de situação feito pela DGS, a 27 de Dezembro, do total de surtos activos, 399 são em escolas (públicas e privadas), 41 em lares de idosos e 15 em instituições de saúde.
Os dados indicam que mais de metade (396) dos surtos activos situa-se na área geográfica da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, 112 na ARS Norte, 50 na ARS Centro, 38 na ARS Algarve e 11 na ARS Alentejo.
O número mais elevado de surtos activos de covid-19 foi registado em Fevereiro deste ano, quando foram contabilizados 921.
Um surto activo é constituído por dois ou mais casos confirmados com ligação epidemiológica entre si, no tempo e no espaço. Só depois de terem decorrido 28 dias após a data do diagnóstico do último caso confirmado (dois períodos de incubação sem novos casos) é que o surto é dado como encerrado pelas autoridades de saúde.