Na próxima sexta-feira, dia 7 de Janeiro, os elementos do executivo municipal de Esposende, a mesa da Assembleia Municipal e representantes de 11 freguesias concelhias agregadas vão reunir-se com o intuito de dar início ao processo de desagregação dessas freguesias.
Estas englobam Apúlia, Fão, Fonte Boa, Rio Tinto, Esposende, Marinhas, Gandra, Palmeira de Faro, Curvos, Belinho e Mar e esta reunião mencionada está agendada para as 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Desta forma, as freguesias agregadas em 2013 podem desagregar-se nas mesmas condições, de acordo com a lei que prevê a reorganização do mapa administrativo, aprovada no passado dia 21 de Dezembro de 2021.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, vai ser responsável por conduzir todo este processo de forma a garantir «uniformidade dos procedimentos em todas as freguesias». O líder do município lembrou que sempre se mostrou contra a reforma administrativa e é «evidente que tal não se revelou positivo para as freguesias e populações».
Para além disso, Benjamim Pereira acrescentou também que «no seguimento dos compromissos assumidos perante as populações», cabe ao município de Esposende «dar andamento ao processo de desagregação».
De recordar que das 15 freguesias do concelho, apenas Antas, Forjães, Vila Chã e Gemeses, se mantiveram autónomas.