REGIÃO

REGIÃO -

Governo certifica Caminho da Costa para Santiago. Turismo do Norte aplaude decisão

O Governo certificou o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, na Galiza, que liga as cidades do Porto e Valença, por reconhecer a sua “importância histórica e cultural”, foi anunciado esta quarta-feira. A Turismo do Porto e Norte de Portugal considera a certificação uma “excelente notícia”.

A portaria que certifica este caminho foi assinada pelas secretárias de Estado do Turismo, Rita Marques, e Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

Com uma extensão de 138 quilómetros, o Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

A certificação do Caminho da Costa deve-se, justificou o Governo, ao “elevado valor patrimonial dos traçados históricos do Porto e de Viana do Castelo”, à “autenticidade e integridade do itinerário, densidade do património edificado e beleza paisagística da envolvente”.

“O pedido de certificação tem a concordância dos municípios atravessados e apresenta condições de segurança, transitabilidade, equipamentos de apoio e informação”, refere um comunicado conjunto das duas secretarias de Estado.

Na nota, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, defendeu “a importância da estruturação de novos produtos turísticos para que a procura por turistas nacionais e internacionais possa decorrer ao longo de todo o ano e, em todo o território, tendo, para tal, este novo itinerário do Caminho da Costa um contributo relevante”.

A secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, sublinhou que “o Caminho de Santiago é um símbolo único do património cultural europeu e a sua certificação do Caminho da Costa vem reforçar o trabalho continuado do Governo para a valorização deste nosso património comum”.

“Esta iniciativa demonstra também a importância da articulação entre as diversas entidades com responsabilidade ou interesse na promoção do Caminho de Santiago, essencial para permitir o desenvolvimento social e económico das regiões que integram estes itinerários”, referiu Ângela Ferreira.

EXCELENTE NOTÍCIA

A Turismo do Porto e Norte de Portugal(TPNP) já se congratulou com a decisão de certificação do Caminho, o primeiro que a entidade candidatou à comissão de certificação, após a assinatura em 2021 do memorando de entendimento com dez autarquias da região.

Para Luís Pedro Martins, trata-se de uma “excelente” notícia para os milhares de peregrinos que fazem aquele traçado e que ajuda a estruturar o Caminho da Costa para Santiago de Compostela como um “produto estratégico”, que abarca vários segmentos turísticos, designadamente o turismo religioso, cultural, patrimonial e gastronómico”.

“Estamos agora em melhores condições de promover um itinerário mais seguro, estruturado e sinalizado, permitindo uma melhor experiência a todos aqueles que o usufruam”, considera o presidente da TPNP, sublinhando que o Caminho Português de Santiago é um dos principais activos turísticos da região, razão pela qual faz parte da estratégia de promoção externa do destino.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE