VILA VERDE

VILA VERDE -

“A Bênção dos Animais” – tradições de Mixões da Serra em exposição em Lisboa

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A exposição “A Bênção dos Animais”, da autoria do fotojornalista Alfredo Cunha, que retrata essa prática tradicional em Santo António de Mixões da Serra, no concelho de Vila Verde, está agora patente no Museu de Lisboa – Santo António.

A colecção fotográfica resulta do trabalho de duas décadas que Alfredo Cunha dedicou à romaria em honra de Santo António que se realiza no alto de Mixões da Serra, em Valdreu, concelho de Vila Verde, e que deu igualmente origem a um livro editado pelo Município de Vila Verde e com uma selecção mais ampla de fotografia desta tradição antonina.

PUBLICIDADE

O fotojornalista marcou presença na cerimónia de inauguração, tal como o vereador da cultura do Município de Lisboa, Diogo Moura, acompanhado pela directora do Museu de Lisboa, Joana Sousa Monteiro, e pelo coordenador do Museu de Santo António, Pedro Teotónio Pereira, juntamente com responsáveis da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural.

Para a presidente da Câmara de Vila Verde, «Santo António de Mixões da Serra é muito mais que uma romaria do Minho, é a grande festa da essência de ser português». «O nosso povo é simples, trabalhador e de fé», destaca.

O livro e a exposição fotográfica – como frisa a líder do Município vilaverdense – são «um testemunho da fé, da vivência, da alma e alegria contagiante do nosso povo, que sempre soube ser grato e cumpridor».

Durante mais de 20 anos, Alfredo Cunha fotografou a histórica romaria de Santo António Mixões da Serra, que resultou nesta exposição itinerante de 32 fotografias de grande formato, a preto e branco.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS