A 21ª edição da Braga Romana abriu, esta quarta-feira, com a habitual “Florália”, a recriação de um festival romano de homenagem à deusa Flora, que juntou uma verdadeira multidão, sobretudo crianças, na Praça Municipal.
“Inspiradas nas tradições da antiga Roma, centenas de crianças bracarenses encheram as ruas com alegria, danças, grinaldas e pétalas de flores, recriando um autêntico cenário romano. Foram elas as protagonistas de um momento vibrante e cheio de cor, que assinala o arranque de dias intensos de festa, cultura e história”, refere a Câmara de Braga.
Esta cerimónia marcou o arranque oficial da 21ª edição da Braga Romana, evento que recorda as antigas práticas de Bracara Augusta e que, até ao próximo domingo, além de animação itinerante pelas ruas, acontecerá em seis palcos (Praça Municipal, Rossio da Sé, Largo do Pópulo, Largo S. João do Souto, Largo de Santiago e Largo D. João Peculiar), nos quais estão previstas 159 atuações, às quais se juntam 163 atividades pedagógicas em diversos locais.
Já esta quarta-feira à noite, a partir das 22h00, também na Praça Municipal, acontecerá o Rito Fundacional de Bracara Augusta. No mesmo local, no sábado e no domingo, haverá o Batizado Romano (sábado, dia 24, 16h00), o Casamento Romano (domingo, dia 25, 17h00) e o Funeral Romano (domingo, dia 25, 21h30).
Na sexta-feira, pelas 21h00, realiza-se o cortejo Bracara Augusta Triumphalis, que percorre as ruas da cidade, com início na Avenida Central e fim na Praça Municipal. Com cerca de 800 participantes, este evento conta com a participação do movimento associativo e escolar da cidade. O Circus Maximus vai apresentar-se na arena instalada no Largo do Pópulo na sexta às 22h30, no sábado às 21h30 e no domingo às 18h30.
Ao todo, o evento contará com 13 áreas cenográficas, voltando a abrir espaço para um mercado romano, com 105 mercadores, que está instalado na zona da Sé e que é também um dos destaques, a par da área de alimentação, que ocupa a zona das Carvalheiras e o Largo de São Paulo.
Entre as atividades desta 21ª edição haverá aulas de língua latina, escrita cursiva e história, exposição de artes e ofícios, visitas e percursos encenados, teatros de marionetas, oficinas de construção de máscaras greco-romanas, oficinas de arqueologia experimental, encenações, oficinas de cerâmica e tesselas, oficina de danças, fábulas jogos romanos e workshops de instrumentos musicais.