A Museus e Monumentos de Portugal (MMP) anuncia aumentos das entradas na maioria dos equipamentos que gere, a partir de janeiro de 2025. Em despacho publicado no Diário da República, verificam-se aumentos significativos. Por exemplo, visitar o Paço dos Duques de Guimarães vai custar o dobro, passando de cinco para dez euros.
A nova tabela de preços, que vigorará a partir do dia 01 de janeiro, constata-se que a maioria dos bilhetes normais sofrem aumentos que variam entre os dois e os sete euros, comparando com a tabela atual.
Em concreto, no Paço dos Duques, em Guimarães, o bilhete de adulto duplica o valor, passando para dez euros, enquanto os atuais bilhetes de 2,50 euros passam para os 5 euros, nos casos de visitantes com idades entre os 13 e 24 anos (inclusive) ou com idade igual ou superior a 65 anos.
Não é caso único. Outros equipamentos culturais vão também aumentar para o dobro, como o Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, e o Museu Nacional da Música, que vai abrir em Mafra em 2025.
ovilaverdense@gmail.com