BRAGA –

BRAGA – -

A Terra Treme em Braga na próxima sexta-feira

A 7.ª edição do exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico ‘A Terra Treme’ realiza-se na próxima sexta-feira, às 11h15, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC).

Em Braga, a iniciativa é dinamizada pela Divisão Municipal de Protecção Civil, e enquadra-se nos objectivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas, no contexto da Educação para o Risco, apostando em materiais lúdicos e pedagógicos, que incentivem o conhecimento e a participação.

“Destacando-se a desejada participação das escolas do nosso concelho, na medida em que as nossas crianças e jovens são importantes agentes de mudança, não só pela aquisição de competências que lhes permitam saber o que fazer e não fazer perante cada risco, mas como valiosos transmissores de uma cultura de prevenção à família e à comunidade onde vivem”, afirma a autarquia em comunicado.

O exercício visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente que conheça as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adoptar para se proteger.

Durante a acção, devem ser efectuados “três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo”.

A acção desenrola-se durante de um minuto, no qual os participantes, individualmente ou colectivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de autoprotecção: Baixar – Proteger – Aguardar.

Além da população em idade escolar, a ANEPC pretende alargar sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação nesta iniciativa a outros sectores da sociedade civil.

Para tal, são envolvidas as organizações – públicas, privadas e associativas –, “procurando para o efeito unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, de modo a que sejam alcançados graus de resiliência, individual e colectiva, cada vez maiores”.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) vão, em parceria com as comunidades locais, associações de bombeiros, serviços municipais de proteção civil, outros agentes de protecção civil e escolas, promover acções de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como dinamizar a realização do Exercício A Terra Treme, na data e hora convencionadas para o efeito.

O sítio oficial do exercício inclui mais informações e recursos de divulgação.

Os cidadãos e as entidades são convidados a inscrever-se como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da protecção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no exercício.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.