Os abastecimentos com reembolso através do “autovoucher” chegam, este sábado, ao fim, sendo este o último dia em que é possível abastecer combustível e receber o benefício através deste programa.
Para beneficiar desta medida, os consumidores tinham apenas de se registar na plataforma “IVAucher”, num reembolso que não exigia consumo mínimo e que era pago a partir do primeiro abastecimento do mês, prevendo-se que o valor não gasto num determinado mês se acumulasse com o do mês, ou meses, seguintes.
De recordar que o “autovoucher” foi lançado no passado mês de Novembro, contemplando um reembolso de 10 cêntimos por litro de combustível até ao limite mensal de 50 euros, numa medida de apoio à escalada do preço dos combustíveis após a situação de conflito da Rússia com a Ucrânia.
Para além disso, perante este cenário, o Governo decidiu reforçar, em Março e Abril, o apoio, passando de 10 para 40 cêntimos, aumentando também este reembolso de cinco para 20 euros.
Este “autovoucher reforçado” impulsionou o número de consumidores aderentes, sendo registadas mais de 300 mil novas adesões nas duas semanas que seguiram a este anúncio do aumento do apoio mensal.
Os dados divulgados na passada sexta-feira pelo Ministério das Finanças mostram que o valor dos reembolsos feitos pelo “autovoucher” atingiu os 124,4 milhões de euros, com a iniciativa a registar, actualmente, um total de 3.114.491 aderentes.