Decorre até ao próximo dia 26 de Maio o prazo de inscrição para os vendedores interessados em participar na próxima edição da “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”, concretamente no “Mercado Romano” e no “Espaço Zythos”, em Esposende.
Organizado pelo Município em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Chã, o evento vai decorrer entre os dias 20 e 23 de Julho, no Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, um dos maiores ex-libris do património arqueológico de Esposende e da Região Norte, recriando o “modus vivendi” da aldeia galaica de há 2000 anos.
Depois de dois anos de interregno, motivado pela pandemia Covid-19, a “Galaicofolia” acabou por «não se realizar em 2022 como estava previsto, por não estarem reunidos os necessários requisitos de segurança, devido às condições climatéricas que ditaram a declaração de estado de contingência».
A festa galaica regressa, assim, este ano, ao Castro de S. Lourenço, «afirmando e divulgando o património de Esposende, nomeadamente o arqueológico».
O “Mercado Romano” e o “Espaço Zythos/Enogastronomia” pretendem fazer a «recriação histórica da época de funcionamento do Castro de S. Lourenço, ou seja, no período pré-romano e romano e imediatas influências culturais, pelo que os vendedores terão que obedecer ao cumprimento de um conjunto de requisitos, de acordo com o regulamento».
Podem candidatar-se a estes espaços artesãos, mercadores, místicos e vendedores de produtos enogastronómicos (cerveja artesanal, cidra, hidromel, tapas variadas, etc.) que se enquadrem nesta recriação histórica.
As fichas de inscrição e o regulamento de participação estão disponíveis no site do evento, em www.galaicofolia.com, nas áreas “Mercado Romano” e “Espaço Zythos”.