BRAGA

BRAGA -

Aberto concurso de 30 milhões de euros para construir nova ETAR em Braga

Foi lançado um concurso público internacional, no valor de 30 milhões de euros, para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) no vale do rio Este, em Braga, anunciou a empresa municipal Agere.

Em comunicado, a Agere refere que se trata de um investimento que a administração da empresa e o executivo camarário «têm como prioritário pois permite aumentar a resiliência do Sistema Cidade de Braga, bem como o reforço substancial da capacidade de tratamento instalada».

Permitirá ainda a divisão dos caudais de descarga em duas bacias hidrográficas (Cávado e Ave), «mantendo-se, no entanto, a interligação entre os sistemas», o que fará com que se possa «corrigir definitivamente os problemas actuais existentes».

«O principal objectivo do investimento a realizar consiste no reforço do Sistema de Tratamento de Águas Residuais do Concelho de Braga, o que só será conseguido com a construção da nova ETAR do Este, que drenará para uma outra bacia, a bacia hidrográfica do rio Ave», refere.

A nova estação «terá capacidade de tratamento dos efluentes de cerca de 200.000 habitantes equivalentes, e, assim, irá eliminar as actuais descargas indevidas, constituindo em conjunto com a ETAR de Frossos, a garantia de capacidade de tratamento e de descarga necessárias para o cumprimento da Directiva Águas Residuais Urbanas no respectivo Sistema».

A empresa liderada por Rui Morais considera que a ETAR de Frossos «atingiu já o seu horizonte de projecto, quer ao nível de caudais como de cargas poluentes, tendo-se inclusive em determinados períodos superado as condições de dimensionamento, pois não permite encaixar picos de caudal que resultam de condições de elevada pluviosidade, o que gera impactos no meio receptor».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE