REGIÃO

REGIÃO -

Abertura da Colecção Mário Cláudio assinala Dia do Município em Paredes de Coura esta terça-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Dia do Município em Paredes de Coura é assinalado esta terça-feira, pelas 16h00, com a abertura da exposição ‘Colecção Mário Cláudio’, um “precioso documento” para a compreensão a relação do escritor com o meio artístico e com o tempo histórico em que vive.

Do acervo do autor constam muitos trabalhos de importantes nomes das artes seus contemporâneos como Ângelo de Sousa, Armando Alves, Emerenciano, Fernando Lanhas, Graça Morais, João Cutileiro, José Rodrigues, Júlio Resende, Rosa Ramalho e Stuart Carvalhais, entre outros. 

Ou seja, nas palavras de Vítor Paulo Pereira, presidente da autarquia, “pedaços perfeitos de relações ou momentos de muitas vidas que se cruzam ou também a vontade solitária de procurar e querer”.

PUBLICIDADE

“No fundo, a colecção é um documento de um tempo perdido e belo, que, a cada olhar, a ausência faz regressar a memória ao tempo. Uma demonstração sentida para com o escritor, que escolheu para viver o lugar de Venade, no concelho de Paredes de Coura, e ao qual estão ligados muitos momentos da sua rica actividade literária”, testemunha o autarca.

O Dia do Município tem enorme simbolismo para o concelho, pois coincide com o dia em que os courenses recordam os Combates de Travanca, quando em 1662 rechaçaram o exército castelhano e demonstraram fidelidade a D. João IV. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.