VILA VERDE (destaque)

VILA VERDE (destaque) -

Aboim da Nóbrega: Arco com 18,5 mt e 3500 kg foi levantado com força braçal e dá início às festas da Senhora da Assunção

É com tradição que se prepara o arco das festas de Nossa Senhora da Assunção, que decorrem por estes dias, em Aboim da Nóbrega, Vila Verde. Troncos fortes e altos, horas de dedicação a decorar e força braçal (à moda antiga) a levantar o enorme arco.

Hoje, ao final da tarde, o povo de Aboim juntou-se para levantar o arco com 18,50 metros e com um peso aproximado de 3500 kg.

FESTAS – PROGRAMA

O grupo Roconorte, a tradicional corrida de cavalos, o folclore e a majestosa procissão vão marcar a edição de 2023 das festas em honra de Nossa Senhora da Assunção, em Aboim da Nóbrega, Vila Verde. As festividades arrancam a 12 de Agosto e encerram a 15 de Agosto, feriado nacional.

O levantamento do arco, a 12 de Agosto, pelas 18h00, é o momento de arranque oficial das festividades. No dia seguinte, domingo, realiza-se a sempre muito participada e animada corrida de cavalos, com início às 14h30.

Na segunda-feira, dia 14 de Agosto, destaque para a atuação do grupo musical Roconorte, com início às 22h00.

O dia 15, terça-feira (feriado nacional), arranca com a entrada no recinto das festas da Banda Musical de Aboim da Nóbrega, pelas 10h00. Meia hora mais tarde, junta-se o Grupo de Bombos de S. Sebastião, de Darque, Viana do Castelo.

Às 11h00, realiza-se a procissão, com saída do lugar do Zebreiro. A missa e sermão têm início às 13h30. Logo após, pelas 15h00, arranca a majestosa procissão.

Uma hora mais tarde, atua a Banda Musical de Aboim da Nóbrega. Pelas 17h00, tem início o Festival Folclórico, com as presenças em palco do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Meadela (Viana do Castelo), Rancho Folclórico de Vila Nova de Muía Ponte da Barca) e Rancho Típico das Lavradeiras de Aboim da Nóbrega (Vila Verde).

Mais tarde, pelas 21h00, o concerto de encerramento, pela jovem Marciana Martins.

OVILAVERDENSE@GMAIL.COM

Fotos: Luís Cação / Zona do Vade – jornal ‘O Vilaverdense’

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE