NA ROTA DAS COLHEITAS (Vila Verde)

NA ROTA DAS COLHEITAS (Vila Verde) -

Aboim e Gondomar recriaram ‘Malhada de Centeio’ «como manda a tradição»

Aboim da Nóbrega e Gondomar, freguesia no alto do concelho de Vila Verde, voltou a recriar, esta tarde, uma tradicional ‘Malhada de Centeio’, uma inciativa que dá o mote para quatro meses ‘Na Rota das Colheitas’ em Vila Verde.

Com uma paisagem de ‘cortar a respiração’ e em ambiente bucólico das aldeias típicas do Minho, onde pontuam os espigueiros e as casas em pedra, foi na Eira da Nogueira, em Gondomar, que homens e mulheres da lavoura se juntaram para uma das mais típicas tradições agrícolas ancestrais da região.

Ao som do Rancho Típico das lavradeiras de Aboim da Nóbrega, por entre cantigas populares, os homens pegaram nos malhos e, de forma sincronizada, fustigaram o centeio colhido na véspera e estendido numa ampla eira em pedra.

Com ritmo e muita sincronização, os malhos ora batiam de um lado e levantavam do outro e repetiam os movimentos com uma coordenação de mestres.

As mulheres, trajadas com os trajes do campo iam guiando o trabalho. No final, a palha é retirada e a semente cobre a eira.

A recriação foi além disso, uma vez que as broas já estavam prontas para aliviar a fome, a que se juntaram outros petiscos tradicionais do merendeiro do campo, regado com o ‘bom verde’ da terra’

É o pontapé-de-saída da edição de 2024 de mais um vasto programa ‘Na Rota das Colheitas’ em Vila Verde.

A iniciativa teve organização da Junta de Freguesia da União de Aboim e Gondomar e do Município de Vila Verde, com o apoio da rusga do Rancho Típico das lavradeiras de Aboim da Nóbrega.

ovilaverdense@gmail.com

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE