Desde ontem, o abono de família é conferido automaticamente. É feito “logo após o registo do bebé na maternidade”, afirma o Ministério da Segurança Social.
Agora, os pais já não precisam pedir o abono de família ao Instituto da Segurança Social. Depois do bebé ser registado na maternidade, o apoio é automático. Para o validar o abono, basta entrar no site da Segurança Social Direta e confirmar.
O primeiro abono atribuído desta forma já foi completo esta sexta-feira.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho avança, em comunicado, que a atribuição automática “permite eliminar barreiras e garantir a inclusão de todas as crianças abrangidas”. É relembrado, ainda, que a eficácia da medida só funciona se os cidadãos tiverem os dados atualizados no site da Segurança Social Direta.
Este novo processo corresponde a um investimento de 200 milhões de euros e está inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa de transformação digital da Segurança Social. São de 1,1 milhões as crianças e adolescentes a receber, atualmente, o abono de família, nota o Ministério da Segurança Social.
ovilaverdense@gmail.com