VILA VERDE

VILA VERDE -

Academia de Música de Vila Verde promoveu cerimónia para assinalar 25 anos de existência

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Academia de Música de Vila Verde (ACMVV) promoveu, esta sexta-feira, uma cerimónia para assinalar os 25 anos de existência da instituição (já cumpridos no ano transacto -2020 – mas que face às contingências marcadas pela pandemia não tinham ainda sido assinalados com uma cerimónia comemorativa). No uso da palavra, o Presidente da Academia de Música, Júlio Dias, classificou a escola como uma instituição de «referência no ensino artístico da música, reconhecida a nível local, regional e até nacional», acrescentando que «para nós, comemorar é lembrar, reconhecer e agradecer o passado e o presente e sobretudo projectar o futuro».

Para além dos momentos musicais “de excelência” protagonizados pelos alunos com o apoio dos professores, a sessão contou ainda com um vídeo comemorativos dos 25 anos do estabelecimento de ensino e alguns discursos, tendo usado da palavra o Director-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela e ainda do Presidente da ACMVV, Júlio Dias.

«PROPORCIONAR A TODOS OS VILAVERDENSES A POSSIBILIDADE DE PODEREM ACEDER AO ENSINO ARTÍSTICO DA MÚSICA»

Para o Presidente da Academia de Música de Vila Verde, Júlio Dias, é mais que justo «lembrar os fundadores e aqueles que trabalharam para que a Associação se mantivesse e cumprisse a sua principal missão, aquela pela qual nasceu, de proporcionar a todos os vilaverdenses a possibilidade de poderem aceder ao ensino artístico da música sem terem que sair da sua terra».

«Queria ainda agradecer a todos quantos ajudaram esta Associação a prosseguir da melhor forma os seus fins até aos dias de hoje. Todos são credores da nossa gratidão e reconhecimento. Queremos continuar a contar com todos e estamos disponíveis para colaborar. Queremos uma academia cada vez mais dinâmica e participativa em tudo o que respeita à vida musical e cultural de Vila Verde e não só», apontou.

OBRAS NECESSÁRIAS

Júlio Dias lembrou ainda que a Academia necessita de uma intervenção por forma a «melhorar as condições logísticas», para que estas se mostrem «dignas e cada vez melhores».

«Aproveito a oportunidade para pedir ajuda por forma a melhorar as condições logísticas desta casa ao nível do telhado, das janelas e insonorização das salas, obras que implicam um investimento financeiro que pode ultrapassar os 100 mil euros. Necessitamos todos de continuar a trabalhar para que os alunos possam ter condições logísticas dignas, cada vez melhores e sobretudo um ensino melhor e que faça deles bons músicos e boas pessoas», notou.

«ACADEMIA CONTINUA NUMA PERSPECTIVA FORTE DE CRESCIMENTO E AFIRMAÇÃO»

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, a Academia de Música «continua numa perspectiva forte de crescimento e afirmação. Ao celebrar 25 anos da instituição, é tempo de fazer um balanço daquilo que está feito mas também é tempo de fazer um projecto e definir novas linhas orientadoras para o futuro. A Academia sabe fazê-lo e bem».

«A Academia é merecedora de todo o nosso reconhecimento e agradecimento, não só pela formação que no dia-a-dia faz mas também pelas iniciativas que desenvolve e valorizam o Concelho», acrescentou o autarca.

Numa palavra final, António Vilela afirmou ainda que «uma instituição deste nível pode sempre contar com o Município como um parceiro sério e empenhado em continuar a levar para a frente aquilo que é um interesse comum, de ter no nosso território jovens que não percam o seu talento e que aproveitem essas oportunidades».

«TEMOS DE TRABALHAR MAIS EM REDE, CONSTRUINDO MAIS E MELHOR»

Também o Director-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), João Gonçalves, subiu ao púlpito, começando por afirmar que «a Educação é um caminho feito por todos. Nos últimos 40 anos fizemos um percurso extraordinário enquanto País, pois nunca tivemos tantos jovens a estudar nas nossas escolas, nunca tivemos um abandono escolar tão baixo, uma taxa de sucesso tão boa, tantos jovens a entrar no ensino superior».

Acrescentou, ainda, que «foi um percurso de enorme sucesso que Portugal fez. Todos nós conseguimos criar este conjunto de grande sucesso. Desafio-vos a ajudar e a fazer mais e melhor pelo sistema educativo, trabalhando mais em rede e construindo mais e melhor».

Mais desenvolvimentos na edição impressa de Junho de 2021

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.