BRAGA

BRAGA -

Academia Sénior Braga é a nova aposta do Município para combater o isolamento social

Os bracarenses com idade igual ou superior a 55 anos e que se encontrem na condição de reformados ou pré-reformados vão poder usufruir gratuitamente da Academia Sénior de Braga, um novo projecto social e educativo de ocupação e enriquecimento dos seus tempos livres.

Esta iniciativa é a aposta do Município de Braga que pretende «proporcionar à população sénior do concelho um aumento da sua qualidade de vida», através «da estimulação intelectual e física, com a criação de novos interesses a nível social e cultural».

Esta Academia Sénior vai decorrer entre os meses de Setembro e Junho e aposta na formação permanente, bem como no desenvolvimento da ocupação dos tempos livres. Para além disso, vai procurar «estimular o sentimento de utilidade, bem-estar e integração na comunidade».

«Este projecto é um estímulo ao dinamismo e à actividade daqueles que estão numa fase da sua vida com mais tempo livre», referiu o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, durante a apresentação da iniciativa, que decorreu esta terça-feira no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

O autarca acrescentou ainda que se pretende «propiciar um conjunto de actividades de diferente natureza, que sirvam como um factor de enriquecimento pessoal e cultural e que permita aos participantes dar um contributo à sociedade».

VÁRIAS DISCIPLINAS INTEGRAM A ACADEMIA SÉNIOR

Nesta nova Academia Sénior de Braga vão ser leccionadas várias disciplinas como História e Cultura de Braga, inteligência emocional, informática, inglês, literatura, cidadania, dança, actividade física, música ou artes, e esta envolve ainda um conjunto de parceiros e professores, formados nas várias áreas específicas.

O projecto vai arrancar com duas turmas de 20 participantes, sendo que os interessados podem inscrever-se no Balcão Único do Edifício do Pópulo.

A sede do projecto será nas antigas instalações do Banco Local de Voluntariado, na Rua Frei Caetano Brandão, local onde, juntamente com o Museu dos Biscainhos, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva irá receber as aulas teóricas.

Já a componente prática vai decorrer no Estádio 1º de Maio, nas instalações dos parceiros “Leroy Merlin” e “Braga Dança”, na Quinta Pedagógica de Braga e em diversos locais da cidade.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga explicou que as inscrições são gratuitas e que os participantes apenas têm que suportar o valor do seguro pessoal.

«Esta academia surge da agregação de outros projectos já existentes e que foram interrompidos devido à pandemia. Com um novo dinamismo, esta nova valência visa aumentar a qualidade de vida dos bracarenses e combater o isolamento social de forma a que todos se sintam mais felizes», salientou a autarca.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE