O Município de Vila Verde e a CIM Cávado promovem esta quarta-feira, 8 de Fevereiro, pelas 21h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma acção de sensibilização sobre a Vespa Velutina no Cávado. Esta iniciativa tem como objectivo «dar a conhecer informações sobre a problemática da vespa velutina, vulgarmente conhecida por Vespa asiática, bem como os riscos associados».
Em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, o Município de Vila Verde encontra-se a «implementar no território o Plano Estratégico de detecção e controlo da Vespa Velutina», um projecto apoiado pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e que tem como principal objectivo «implementar uma estratégia comum aos seis municípios do Cávado, reforçando a sua capacidade de intervenção na identificação, na prevenção e no controlo da espécie Vespa velutina».
VESPA VELUTINA
A Vespa velutina é uma espécie invasora que causa efeitos negativos em várias áreas distintas: no ambiente, na biodiversidade e na apicultura: devido à forte predação de abelhas e de outros insetos polinizadores, provocando um desequilíbrio nos ecossistemas. Causa, ainda, efeitos na saúde pública pelo perigo que constitui, devido ao seu comportamento agressivo que apresenta quando alguém perturba os seus ninhos.