Uma aeronave de instrução caiu, esta quarta-feira, em Vila Nova de Cerveira, em Viana do Castelo. Estão duas pessoas feridas, sendo aluno e professor.
Numa aeronave ultraleve de instrução, um aluno estava a ser examinado, quando a aterragem originou uma queda, ferindo o mesmo e o professor. Os dois dizem estar bem, mas estão a ser examinados.
O diretor do aeródromo, José Gomes, apontou à SIC Notícias que «o acidente ocorrido foi ocasionado pelo aluno e pelo examinador. O aluno estava a ser examinado e, ao que sei, o avião ia aterrar, borregou [abortar uma aterragem] e depois entrou em perda e caiu em cima das árvores».
Os dois foram socorridos pela Proteção Civil, sempre no local, sendo ainda acionados os bombeiros.
«Foram socorridos de imediato. Está lá a GNR, bombeiros e ambulâncias para darem assistência aos feridos ligeiros. Praticamente, estavam em situação de que andavam e diziam que estavam bem. Não foi grave», diz José Gomes.
A aeronave «ficou destruída» e «a causa do acidente foi derivado de uma entrada em perda», aponta. A Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), o organismo que irá «apurar as causas do acidente», está a analisar a situação, assegura o diretor.
«Esta é uma escola oficial, credenciada e que está a dar aulas todos os dias nesse mesmo avião. Este aluno terminou o curso e o processo normal é depois ser examinado por um examinador – oficial, credenciado pela ANAC. Infelizmente, ocorreu este acidente cujas causas vão ser apuradas», aponta também.
Segundo o mesmo, um caso como este «não é normal […]». «Há muitos anos que acontece. Aliás, recordo-me de há 30 anos ter havido um acidente grave, em que o piloto morreu. Mas foi há 30 anos. Daí para a frente nunca houve acidente ali no aeródromo», vinca.
ovilaverdense@gmail.com