Estão contabilizados, pelo menos, 184 mortos depois do acidente de desabamento do teto na discoteca Jet Set em Santo Domingo, República Dominicana, na madrugada de terça-feira. Esta é uma atualização das autoridades locais.
«Infelizmente, temos de informar que, até à data, temos 184 pessoas recuperadas [sem vida], de acordo com o certificado do Inacif [instituto médico forense]», apontou, às 22h30 de quarta-feira, significando 03h30 no fuso horário português, anunciou, o diretor do centro de operações de emergência, Juan Manuel Méndez.
O mesmo acrescentou que as equipas continuam, no local, à procura sobreviventes, mas ainda ninguém foi encontrado com vida.
«Não vamos abandonar ninguém. O nosso trabalho vai continuar», garante.
O acidente teve lugar na madrugada desta terça-feira, enquanto atuava, na discoteca, o cantor de merengue local Rubby Pérez. O empresário do mesmo, Enrique Paulino, confirmou que Pérez e o seu saxofonista foram encontrados mortos.
«É verdade», referiu Paulino à agência de notícias France-Presse, afirmando a morte do cantor de 69 anos, Roberto Antonio Pérez Herrera.
Ainda Nelsy Cruz, a governadora da província de Monte Cristi (no noroeste do país) e irmã do jogador de basebol Nelson Cruz, está entre as vítimas mortais.
Nos feridos, estão o ex-jogador da Major League Baseball [da liga profissional norte-americana de basebol] Octavio Dotel e o legislador Bray Vargas.
A discoteca Jet Set contava sempre com a presença de celebridades locais nas suas festas e concertos de segunda-feira, pelos quais era conhecida.
As autoridades não apontaram o total de pessoas no interior da mesma no momento da queda do teto e, também, ainda não esclareceram o que provocou o acidente.
O Presidente dominicano, Luis Abinader, já visitou o local. Num decreto, declarou três dias de luto oficial, a terminar hoje, pela «trágica situação ocorrida«. Este ordena que a bandeira nacional seja colocada a meia haste em instalações militares e edifícios públicos em todo o país.
Os Governos estrangeiros estão a expressar as condolências ao país pela tragédia, como Espanha, Cuba, El Salvador, Panamá e Brasil.
ovilaverdense@gmail.com