VILA VERDE -

VILA VERDE - -

Preservação ambiental foi o tema em destaque no primeiro dia da Semana da Floresta Autóctone

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Semana da Floresta Autóctone arrancou na manhã desta segunda-feira, 18 Novembro, com a inauguração da exposição “Florestas, um património a descobrir”. Um grupo de alunos da Escola Secundária de Vila Verde foi o primeiro a visitar a mostra que, sob o mote da protecção do ecossistema florestal, constitui-se por diversos painéis onde constam importantes informações sobre a floresta e a sua preservação.

Cedida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo, a exposição estará patente ao público de 18 a 29 de Novembro, no átrio principal do Município de Vila Verde. A actividade contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Manuel Lopes, do Vereador do Ambiente, Patrício Araújo e da Vereadora da Educação, Júlia Fernandes.

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE ESPÉCIES INVASORAS

PUBLICIDADE

Durante a manhã, também a Zona de Lazer da Ponte Nova acolheu uma acção de sensibilização sobre espécies invasoras, onde estiveram presentes os alunos do Centro Escolar do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, que assistiram a uma peça de teatro sobre alterações climáticas, interpretada por alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde.

Na parte da tarde, os alunos da Escola Básica de Vila Verde tiveram a oportunidade de ouvir Armando Carvalho, Representante de um dos principais projectos de limpeza do Rio Cávado.

Depois da parte teórica, os alunos rumaram junto à Zona de Lazer da Ponte Nova, na Loureira, para perceberem “in loco” tudo aquilo que aprenderam anteriormente, ao mesmo tempo que analisavam de perto as plantas e animais invasores.

«É FULCRAL QUE OS ALUNOS PERCEBAM DESDE CEDO A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DAS ESPÉCIES AUTÓCTONES»

A actividade começou com a intervenção da Vereadora da Educação, Júlia Fernandes, que «elogiou» a forma como se encontram, actualmente, os rios do concelho de Vila Verde, «demonstrando, no entanto, a sua preocupação» em relação à permanência de algumas espécies invasoras.

«É fulcral que os alunos percebam, desde cedo, a importância da preservação das espécies autóctones. Esta educação ambiental é um dos nossos principais objectivos enquanto Município», afirmou a autarca.

A Vereadora referiu ainda que «São estas espécies que conservam a paisagem natural caracterizante do nosso concelho e preservam os nossos valores históricos e culturais, fortalecendo o turismo, daí que seja muito importante proteger e preservar o património natural do nosso Concelho».

Os alunos puderam, ainda, usufruir de uma aula prática, onde a Equipa Municipal de Intervenção Florestal demonstrou como “matar” as Mimosas, espécie invasora abundante naquela zona.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
2€ / mês
* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 24€ / ano.