AMBIENTE (Região)

AMBIENTE (Região) -

Activista ambiental denuncia a Montenegro lixo e beatas em praias de Esposende

Entre os dias 21, 26 e 27 de Agosto, em quatro sessões de plogging com a duração total de 10 horas e 48 minutos, Carlos Manuel Dobreira recolheu 1 850 beatas de cigarro e 100 litros de resíduos recicláveis e lixo indiferenciado no areal das praias em frente aos Moinhos e à Praça dos Pescadores na Apúlia, em Esposende, anunciou o activista ambiental.

As sessões de plogging – uma actividade que combina corrida com colecta de lixo, com origem na Suécia-  integraram-se na acção ‘Deixe a Apúlia Limpa, que Dobreira ambiental monitorizou e fotografou para a elaboração de exposição a remeter ao primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Na exposição, o activista exige “o reforço da fiscalização e a promoção de campanha de sensibilização ambiental nas praias portuguesas na época balnear em curso e no ano de 2025”.

As 1 850 beatas de cigarro recolhidas serão doadas ao Laboratório da Paisagem, em Guimarães para transformação em estrutura construtiva.

Desde 4 de Setembro de 2019 até 27 de Agosto de deste ano, em 63 sessões no âmbito da acção de plogging ‘Deixe a Apúlia Limpa’ , a que correspondeu o tempo de 146 horas e 22 minutos, foram recolhidas 15 797 beatas de cigarro e 4 040 litros de resíduos recicláveis, perigosos e lixo indiferenciado e orgânico.

No areal da praia frente aos Moinhos foram recolhidas 250 beatas de cigarro e 70 litros de resíduos. Já no areal da praia frente à Praça dos Pescadores foram recolhidas 1 600 beatas de cigarro e 30 litros de resíduos.

Dos resíduos recicláveis recolhidos destaque para esferográficas, palmilhas, cordas, caricas, palhinhas, tubagens,  cordas,  pedaços de molas, elásticos para cabelos, etiquetas de artigos de praia, tampas de plástico, sacos de plástico, bisnagas de formatos diversos, pauzinhos de chupa-chupas, esferovites de diversas dimensões, embalagens de gelado, uma parte de um bidão, um marcador, um saco com dejectos de animais, um cartucho, um cigarro electrónico, uma armação em metal e uma quantidade assinalável de microplásticos.

Procedeu-se à recolha dos resíduos em tabuleiro e sacos, assim como colocação em sacos de plástico com a separação possível e colocação em ecopontos e contentores.

ovilaverdense@gmail.com

Fernando Gualtieri (CP7889) / Fotos Carlos Manuel Dobreira

 

 

 

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE