Adesão a rede europeia abre porta a fundos comunitários à Companhia de teatro de Viana do Castelo

O Teatro do Noroeste-Centro Dramático de Viana e o Sá de Miranda aderiram à Convenção Europeia de Teatro com o objectivo de dar escala internacional ao trabalho da companhia e visibilidade à sala de espectáculos, foi divulgado esta segunda-feira.

“Ao integrar esta rede, Viana do Castelo, a companhia profissional Teatro do Noroeste-Centro Dramático de Viana, e o teatro Sá de Miranda estão, desde logo, a dar visibilidade a esta tríade no contexto europeu. Um conjunto muito vasto de teatros passam a saber que existe em Viana do Castelo este equipamento e este projecto cultural”, afirmou esta segunda-feira o director artístico da companhia profissional da capital do Alto Minho.

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Simões adiantou que com a adesão à European Theatre Convention (ETC, na sigla em inglês), o Teatro Sá de Miranda passa a ser o segundo teatro público português a integrar aquela rede, depois do Teatro Nacional D. Maria II.

Para o responsável, a integração na ETC vem “oferecer um conjunto de possibilidades de intercâmbios e de contactos, de qualificação de quadros profissionais e artísticos que é distintiva no contexto da União Europeia (UE)”.

“Para além de acções de formação para técnicos e artistas, é uma rede que se reúne duas vezes por ano, numa das cidades-membro, num dos teatros-membro. O próximo encontro semestral será, em Maio de 2022, em Praga, na República Checa, e no segundo semestre, em Lisboa, no Teatro D. Maria II”, disse Ricardo Simões.

O director artístico do Teatro do Noroeste-Centro Dramático de Viana destacou ainda a ‘mais-valia’ desta adesão no que diz respeito a candidaturas a fundos comunitários.

“Por exemplo, o programa Europa Criativa tem modalidades de concurso a partir de projectos emanados de três países. Nós temos sempre dificuldade em encontrar um terceiro parceiro. Espanha é um parceiro natural, mas depois é mais complicado transpor a fronteira simbólica para os países do centro europeu”, especificou.

Ricardo Simões realçou ainda a importância desta rede no quadro da candidatura de Viana do Castelo a Capital Europeia da Cultura 2027.

“Esta escala que se propicia para o Teatro Sá de Miranda também poderá ser uma mais-valia. No fundo é dar escala de internacionalização ao Teatro do Noroeste e ao Teatro Sá de Miranda, que ocupa um justo lugar no panorama nacional que merece ser destacado”, referiu.

A ETC, com mais de 30 anos, agrega cerca de 50 teatros.

A adesão do Teatro Municipal Sá de Miranda e do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana foi formalizada no final de Outubro na cidade de Valeta, em Malta.

Jornal O Desportivo

<?php
function fetch_rss_cached($url, $cache_seconds = 600) {
    $key = 'rss_cache_' . md5($url);

    $cached = get_transient($key);
    if ($cached !== false) {
        return simplexml_load_string($cached);
    }

    $ch = curl_init($url);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_RETURNTRANSFER, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_TIMEOUT, 10);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_FOLLOWLOCATION, true);
    curl_setopt($ch, CURLOPT_USERAGENT, 'WP RSS Fetcher');

    $data = curl_exec($ch);
    curl_close($ch);

    if (!$data) return null;

    set_transient($key, $data, $cache_seconds);
    return simplexml_load_string($data);
}

function time_ago($datetime) {
    $time = strtotime($datetime);
    $diff = time() - $time;

    if ($diff < 60) return $diff . ' segundos atrás';
    if ($diff < 3600) return floor($diff / 60) . ' minutos atrás';
    if ($diff < 86400) return floor($diff / 3600) . ' horas atrás';
    if ($diff < 604800) return floor($diff / 86400) . ' dias atrás';
    return date('d/m/Y H:i', $time);
}

$rss = fetch_rss_cached('https://www.desportivovaledohomem.pt/category/destaque/feed/', 600);
if (!$rss || empty($rss->channel->item)) {
    echo '<!-- RSS vazio ou erro -->';
    return;
}

$items = $rss->channel->item;
$count = 0;

echo '<div class="rss-posts">';

foreach ($items as $item) {
    if ($count >= 5) break;

    $title = (string) $item->title;
    $link = (string) $item->link;
    $pubDate = (string) $item->pubDate;
    $timeAgo = time_ago($pubDate);

    $categoryText = isset($item->category[0]) ? (string) $item->category[0] : '';

    echo '<div class="rss-post">';
    echo '<p class="rss-meta">' . esc_html($timeAgo) . ' - ' . esc_html($categoryText) . '</p>';
    echo '<h3 class="rss-title"><a href="' . esc_url($link) . '" target="_blank" rel="noopener">' . esc_html($title) . '</a></h3>';
    echo '</div>';

    $count++;
}

echo '</div>';
?>
.rss-posts {
    font-family: "MYRIAD PRO";
    font-weight: 400;
}

.rss-post {
    padding: 10px 0;
    border-bottom: 1px solid #8E8E8D;
}

.rss-meta {
    color: #828282;
    font-size: 11px;
    margin-bottom: 0px;
    font-weight: 600;
}

.rss-title {
    font-size: 14px;
    line-height: 1.4;
    margin: 0;
}

.rss-title a {
    text-decoration: none;
    color: #363636;
    font-family: "Myriad Pro";
    font-weight: 400;
    font-size: 17px;
}

.rss-post:last-child {
    border: none;
}
Ver mais

Últimas Notícias

Ver mais