Quando forem 12h44 de Portugal continental, inicia-se o outono no hemisfério norte. A despedida do Verão e o arranque da nova estação ocorre com algumas nuvens, um sol tímido e descida das temperaturas.
Entramos oficialmente no outono e perderemos uma média de 4 minutos de sol por dia até 21 de dezembro, o solstício de inverno. O equinócio é um momento astronómico em que a duração do dia é igual à duração da noite.
Também conhecido como equinócio do outono, este é o nome que se utiliza na Astronomia para o fenómeno que marca o final do verão e chegada da nova estação, o outono.
O equinócio de outono assinala o instante em que o Sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste. É o que se verifica em setembro, no hemisfério norte, e em março, no hemisfério sul.
O outono do hemisfério norte é o “outono boreal“, enquanto o outono do hemisfério sul chama-se “outono austral”.
A estação do outono traz consigo mais frio e chuva. Traz também as folhas amarelas e vendedores de castanha, que se espalham pelas cidades portuguesas.
Especialmente no início da estação, ainda se sente um calorzinho que vai despedindo-se à medida que nos aproximamos do inverno. De qualquer forma, em geral, a temperatura é amena no outono.
Em Portugal, o outono termina a 21 ou 22 de dezembro, dando lugar ao inverno.
ovilaverdense@gmail.com