O projecto eTwinning “I, you and we will get to know each other better” foi fundado pelo Agrupamento de Escolas de Prado e por uma escola da Turquia. Aos fundadores juntou-se a Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga, e uma escola Italiana, bem como professores das escolas já referidas. Ao longo do projecto, os alunos envolvidos recolheram informação sobre si próprios, as suas respectivas regiões e países e produziram materiais e recursos para partilhar e disseminar essa informação.
Colaborativamente, foi elaborado um questionário em inglês, que foi aplicado aos alunos das turmas envolvidas no projecto. Os dados do questionário, aplicado aos alunos participantes, foram organizados e tratados nas aulas de matemática e TIC das escolas parceiras. Da observação dos resultados do estudo estatístico, os dados recolhidos «não parecem evidenciar diferenças muito significativas no modo como vivem os nossos alunos, particularmente os Italianos e Portugueses e o mesmo se pode inferir sobre a sua herança cultural».
Os alunos deram então a conhecer os elementos mais representativos da sua Cultura e do seu rico Património Cultural e elaboraram um conjunto de materiais que caracterizam muitos dos aspetos Culturais das suas regiões/países, através de texto e imagem, incluindo “Cinemagraph”.
Foram ainda partilhadas e analisadas apresentações sobre as regiões e países das escolas parceiras, que depois foram estudadas numa videoconferência entre escolas, decorrida a 26 de Maio de 2021. Os alunos foram também convidados a participar num jogo (Nearpod) construído com questões sobre a cultura e património material e imaterial dos países participantes. Toda a videoconferência resultou num momento «enriquecedor de partilha e colaboração», em que alunos e professores «tiveram a oportunidade de se conhecerem melhor, de conviver e aprofundar o conhecimento mútuo de uma forma muito descontraída e divertida». Anteriormente já tinham ocorrido outros encontros virtuais de coordenação do projecto, mas apenas entre professores.
Pretendeu-se, assim, «promover a pesquisa e a socialização entre crianças com diferentes estilos de vida, melhorar as suas habilidades digitais através do uso de software e utilização, com segurança, de ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, bem como melhorar as suas competências a Inglês».
Em nota enviada, pode ler-se que o balanço desta experiência colaborativa, na avaliação realizada por professores e alunos, conclui-se que «resultou muito bem, tendo sido possível conhecer e compreender o outro através da leitura do mundo, o que nos envolve e o que está longínquo, bem além dos horizontes, tudo isto proporcionado pelas experiências e trabalho desenvolvido neste projecto».
OBJECTIVO
O objectivo deste projeto passou por «fazer com que os alunos compartilhassem os seus estilos de vida com outros alunos, quer de Portugal, quer da Europa e se inteirassem dos estilos de vida dos estudantes das mesmas faixas etárias de outras regiões e países. Pretendeu-se promover a pesquisa e a socialização entre crianças com diferentes estilos de vida, melhorar as habilidades digitais através do uso de ferramentas Web 2.0, tendo sempre presente a necessidade de nos munirmos da utilização de medidas de segurança adequadas ao mundo digital».