A Associação Empresarial de Braga (AEB) está a promover Cursos de Aprendizagem para jovens interessados em completar o ensino secundário, sendo que as inscrições para os mesmos já se encontram abertas.
Estes cursos são de Técnico de Mecatrónica/Automóvel, Cozinha/Pastelaria, Restaurante/Bar, Comunicação e Serviço Digital e de Informática e Vendas.
Os destinatários destes cursos passam por jovens menores de 25 anos de idade, com o 9.º ano concluído e que queiram agora completar o 12.º ano de escolaridade enquanto aprendem uma profissão.
Os formandos vão receber uma bolsa de profissionalização mensal, acrescida de um subsídio de alimentação. Quando aplicável, é também atribuído o subsídio de transporte.
Estes cursos têm a duração de dois anos e meio, sendo que 40% da formação decorre em contexto de trabalho numa empresa. Deste modo, junta-se a teoria à prática, num processo integrado de aprendizagem de uma profissão com futuro.
No âmbito destes Cursos de Aprendizagem, o director-geral da AEB, Rui Marques, tem realçado que «esta é, indubitavelmente, uma das áreas de acção mais relevantes da instituição, através da qual a AEB procura formar jovens para o mercado de trabalho em sectores que denotam uma enorme carência de recursos humanos qualificados».
Rui Marques tem ainda notado «o elevado nível de empregabilidade» dos alunos dos Cursos de Aprendizagem, assim como «a forte componente prática dos cursos em regime de alternância», para além da «notoriedade e prestígio alcançado pela AEB na formação de jovens, profissionais e empresários».
A «experiência empresarial e mérito» da equipa de formadores e tutores da AEB e «as excelentes condições» de formação proporcionadas aos alunos são também factores de atractividade destacados pelo responsável.