O Aeródromo Municipal de Braga realizou esta terça-feira um simulacro de acidente que serviu para testar a eficácia do seu plano de emergência.
Além de prever os procedimentos de coordenação e comunicação em caso de acidente, cumprindo os imperativos regulamentares da Autoridade Nacional da Aviação Civil, este exercício visou avaliar rapidez de intervenção dos meios de socorro internos e externos e serviu para reforçar a importância do Plano de Emergência como elemento vital para a melhoria das condições de segurança operacional do Aeródromo Municipal.
No simulacro estiveram envolvidos cerca de 40 elementos que representavam a Autoridade Nacional da Aviação Civil, Protecção Civil Municipal, Comando Sub-regional de Emergência e Protecção Civil do Cávado, Polícia Municipal, Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários, GNR, PSP, Delegação de Braga da Cruz Vermelha, Unidade Especial de Protecção e Socorro da GNR e Hospital de Braga que fizeram assim parte deste exercício.
No decurso deste simulacro foi ainda testada a utilização do dispositivo de Desfibrilhação Automática Externa (DAE), instalado no Aeródromo Municipal, ao abrigo do programa DAE do município de Braga.