REGIÃO

REGIÃO -

Agência Nacional de Inovação «coloca no mapa» Centro de Investigação da Estação Radionaval

O Centro de Valorização de Tecnologia baseada em Recursos Marinhos (CVTMar), que ficará instalado na Estação Radionaval de Apúlia, foi incluído no mapeamento das infra-estruturas tecnológicas, definidas pela Agência Nacional de Inovação (ANI), em resultado da «sinalização efectuada em Julho de 2019».

Em comunicado enviado, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, sublinha que  «a inclusão do CVTMar no mapeamento da ANI espelha a importância que o projecto representa para a comunidade científica e o reconhecimento do Estado Português nesta área de investigação. A crescente importância das infra-estruturas de base tecnológica, pelas dinâmicas de inovação que desencadeiam, mas pela valorização da qualidade de vida e pela criação de conhecimento, levam o Município de Esposende a manter forte aposta na captação de ensino e investigação de ponta».

PROTOCOLO

Em Março de 2015, a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Minho formalizaram um Protocolo de Cooperação com vista à instalação, no Concelho de Esposende, de duas unidades dedicadas à «investigação e tecnologia marinhas». O Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha, a instalar na antiga Estação Rádio Naval de Apúlia e o Centro de Divulgação Científica de Atividades Marinhas, que ficará sediado no Forte de S. João Baptista.

Desde Setembro de 2018 que o Município de Esposende é «proprietário de mais de 3,5 hectares de terreno, dos 14 que formam a Estação Radionaval Almirante Ramos Pereira». Com este mapeamento, agora publicado pela Agência Nacional de Inovação, estão «criadas as condições para o lançamento definitivo do projecto».

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE