O Cruzeiro dos Evangelistas e as estátuas dos santos em redor da Igreja Paroquial de Soutelo e ainda o parque de estacionamento anexo ao local de culto foram alvo de uma requalificação, numa obra realizada pela Fábrica da Igreja com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde. A cerimónia de descerramento da lápide evocativa da requalificação do aparcamento, da limpeza e restauro das imagens dos santos e do Cruzeiro Paroquial teve lugar este sábado e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, do Pároco de Soutelo (São Miguel), Marcelino Silva, e ainda demais envolvidos no processo e vários populares. O programa iniciou com uma Eucaristia, seguindo-se a bênção e alguns discursos no exterior da Igreja.
Conforme afirmou o pároco, Marcelino Silva, a «câmara fez um donativo que ronda os 45 mil euros em todos estes trabalhos, em mão-de-obra e material. Fica o nosso obrigado».
O pároco deixou ainda um «agradecimento pela generosidade e simplicidade» do gesto aos demais envolvidos.
Já o Presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, sublinhou que o momento – que serviu para assinalar a «renovação de um património com um valor inegável e ainda o arranjo urbanístico da envolvente da Igreja» – se tratou de uma «marca na história da Freguesia».
«Soutelo é a porta de entrada de Vila Verde e quando alguém se desloca ao nosso Concelho, a primeira impressão com que fica é aquela que vai valer e permanecer durante muito tempo. Quem passa por Soutelo não esquece e agora, quem o fizer, mais uma razão terá para visitar este conjunto arquitectónico. É nossa obrigação preservar e manter este património e deixá-lo em boas condições para as gerações futuras e é também uma obrigação das autarquias dar um contributo para que este possa ser renovado», disse.
«TURISMO CULTURAL E RELIGIOSO É APOSTA FUNDAMENTAL»
Para o autarca, o «Turismo Cultural e Religioso é uma aposta fundamental e se tivermos os adros, igrejas e património bem preservados, estes serão obviamente uma âncora para o desenvolvimento. A palavra que hoje aqui fica é “parceria”, algo que tem sido estabelecido entre as várias paróquias, comissões fabriqueiras e populações, para que se deixe o património renovado para as novas gerações. Agregação de vontades e parcerias têm permitido que o Concelho de Vila Verde tenha o seu património recuperado».
CRUZEIRO DOS EVANGELISTAS
Edificado no século XVIII, o Cruzeiro dos Evangelistas é um dos vários monumentos da Freguesia de Soutelo e uma das jóias barrocas do Concelho de Vila Verde, sendo completado por um muro pontuado por várias estátuas de santos esculpidas em granito.