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AGRO abre portas atenta aos efeitos da guerra na Ucrânia

A 54.ª edição da Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que esta quinta-feira abriu as portas no Altice Forum Braga, ganhou uma importância inesperada quando se perspectivam constrangimentos na chegada aos mercados de produtos alimentares, consequência não só da seca, mas sobretudo da guerra na Ucrânia.

Quando a organização, a cargo da InvestBraga e da Câmara Municipal de Braga, começou a planear o programa de debate, colóquios e conferências que integram o certame, não imaginaria que temas como ‘Soberania Alimentar em Portugal’, em discussão este sexta-feira (10h00), ou ‘Agricultura 20-30. Desafios e Oportunidades’, no mesmo dia (14h00), adquirissem uma actualidade acrescida.

Carlos Silva, em declarações aos jornalistas, considerou “premente” que estes temas sejam “discutidos num momento em que podem ocorrer rupturas no abastecimento de produtos alimentares” e que são previsíveis impactos negativos “em todo o sector primário”.

O administrador executivo da InvestBraga referia-se ao impacto da invasão russa da Ucrânia, país líder na produção de cereais, nomeadamente trigo e centeio, que Portugal precisa. Ou das rações, de que depende a pecuária nacional.

Já Ricardo Rio, presidente da Câmara bracarense, lembrou que “nestes períodos de crises, com a pandemia e a guerra na Ucrânia, percebemos que a produção nacional é um elemento estratégico para a auto-sustentação”, 

Neste contexto, adquire outra dimensão o Canal Agro, a televisão que faz divulga o que até dia domingo vai acontecendo na feira, fazendo-a chegar a muito mais que as 25 mil pessoas que a organização quer receber.

Esta TV Agro, um canal em streaming, é uma novidade do certame, leva Ricardo Rio, presidente do município, a afirmar que o certame “chega a todas as zonas do mundo”, transformando esta edição numa “Agro global”.

É também através do canal televisivo, sublinha o autarca, que se demonstra a “ligação entre Braga e a sua malha agrícola”, o seu “papel estratégico” no concelho e a sua “capacidade de renovação”.

Para o também presidente da InvestBraga, a Agro tem “décadas de história” e sempre foi um “elo de ligação com a malha agrícola e pecuária que desempenha um papel preponderante no concelho e região”.

“É uma feira que traz a Braga os representantes das principais marcas, empresas produtoras e criações de gado, demonstrando a vitalidade do sector e a sua capacidade inovadora”, referiu.

A decorrer numa área de 25 mil metros quadrados, os quatro dias de feira ocupam o recinto exterior do Altice Forum Braga, o piso 0 e 1 do pavilhão, a Sala de Congressos, o Pequeno Auditório e a Galeria do recinto, estando prevista a realização de mais de 25 actividades paralelas e três exposições. A Agro tem também uma área de alimentação com seis restaurantes com carne DOP e um espaço de experimentação e degustação.

De forma a incentivar a digitalização dos processos, os bilhetes estão à venda por 3 euros (mais taxa de serviço) em MEO BlueTicket (https://bit.ly/bilhetes-agro-2022) e nas bilheteiras do Altice Forum Braga. A compra dos bilhetes no local do evento faz subir o preço para os de 3,50 euros. As crianças até 12 anos não pagam.

 

FOTO DESTAQUE – Legenda: Esposende levou ‘Sabores do Mar’ à feira

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