No dia 24 de Outubro, no âmbito da celebração do “Dia Mundial da Discriminação e Igualdade”, as crianças do Jardim de Infância de Oleiros foram sensibilizadas para este tema com diferentes actividades.
Entre elas, a exploração da história de Todd Parr, apelidade de “Não Faz Mal Ser Diferente” e o desenvolvimento das principais características individuais de cada criança (físicas) de acordo com o conteúdo da história no turno da manhã.
Para além disso, na vertente individual, foi realizado também um ‘mini-livro’ ilustrado pelas crianças, com as principais diferenças abordadas na referida história.
Ainda de acordo com o tema, e no âmbito do curso Formação de Públicos Estratégicos para obtenção da especialização em Igualdade de Gênero, foi igualmente realizada uma iniciativa com a mãe e encarregada de educação de uma criança.
Esta, levou a cabo a leitura do livro “Uma Lição de Amor”, de Carmen Garcia, e a sessão contou com a realização de alguns jogos, com a colaboração da equipa educativa.
Por fim, foram também desenvolvidas outras actividades para que as crianças percebessem que «apesar das limitações de cada uma, todas são capazes de ser felizes e de realizarem qualquer tarefa».
INSTALAÇÃO ARTÍSTICA
Por sua vez, a EB 2,3 de Prado associou-se também à celebração deste dia, convidando os alunos e professores a reflectir sobre esta temática em todas as suas dimensões e que a partir de um processo de partilha e de reflexão, colocassem as suas ideias no papel.
Deste movimento surgiu a criação de uma instalação artística “Construir a Igualdade”, onde foram colocados todos os trabalhos desenvolvidos, como forma de dar visibilidade aos produtos finais apresentados.
Essa instalação pretendeu ser um «espaço de exposição e reflexão», permitindo que outras turmas possam visitá-la, «alargando a importância da consciência sobre o tema da igualdade a toda a comunidade escolar».