VILA DE PRADO

VILA DE PRADO -

Agrupamento de Escolas de Prado passa a dispor do “Ensino Articulado da Música” a partir do próximo ano lectivo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Agrupamento de Escolas de Prado e a Academia de Música de Vila Verde assinaram esta manhã um protocolo de colaboração entre as partes que vai “abrir as portas” do ensino articulado da música aos alunos do Agrupamento. Depois dos Agrupamentos de Vila Verde e de Moure e Ribeira do Neiva, surge agora a oportunidade dos alunos pradenses, a partir do próximo ano, poderem crescer com uma “harmonia lectiva” por forma a enriquecer ainda mais o seu desenvolvimento e crescimento.

«Há bastante tempo que a Academia de Música desenvolve o ensino artístico especializado e é muito importante ter, a partir de agora, todos os Agrupamento do Concelho a contar com o mesmo», começou por afirmar Idílio Nunes, director pedagógico da Academia de Música de Vila Verde.

Apesar das provas de selecção arrancarem já esta sexta-feira, (dias 9 e 10 de Julho), será disponibilizada brevemente uma data para os alunos do Agrupamento de Prado.

«IMPORTANTE TER ESTA VISÃO E A COLABORAÇÃO DE TODOS»

Segundo explicou Idílio Nunes, «o Ministério da Educação estipula um número que podemos preencher todos os anos e actualmente temos um total de 55 vagas para esta componente na Academia para próximo ano lectivo».

«É sempre importante ter esta visão a a colaboração de todos. Em Prado, temos certamente alunos com potencial para frequentar o ensino artístico especializado. Já tivemos varias solicitações e esta é uma forma de – se em Vila Verde temos Escolas com qualidade – dar essa possibilidade aos alunos. No fundo, potenciar que eles possam aprender de uma forma equilibrada e até mais tarde atingir um nível de excelência no ensino da musica», apontou.

«PASSO MARCANTE E SIGNIFICATIVO NA VIDA DESTE AGRUPAMENTO»

Já Luis Martins, director do Agrupamento de Escolas de Prado, começou por notar que esta era já uma componente «há muito ansiada por ambas as partes». 

«Este protocolo representa aquilo que a Escola de hoje deve ser, aberta à comunidade e com parcerias, no sentido de ir ao encontro do perfil dos alunos e com isso aprofundar ainda mais a sua formação integral», refere.

Acrescentou, ainda, que a parceria vai «contribuir para que os jovens que estejam a frequentar este Agrupamento não tenham de procurar outras realidades distantes do Concelho relativamente a esta oferta. Acabamos por ver resolvida essa questão que já nos preocupava há algum tempo».

Agora, Academia e Agrupamento trabalharão em conjunto no sentido de articular os horários para que as famílias dos alunos se consigam adequar e preparar a sua deslocação até à Academia.

FASE INICIAL COM TRÊS DISCIPLINAS

Tratando-se de um curso oficial e a decorrer durante todo o ano, com uma carga horária definida, a fase inicial da formação será composta por três disciplinas, as quais, ”Formação Musical”, “Classe de Conjunto” e “Instrumento”.

INÍCIO DO ANO LECTIVO

Nota ainda para o facto do Ministério da Educação ter divulgado esta quinta-feira o calendário escolar para o arranque do próximo ano lectivo (2021-22), com as aulas a começar entre os dias 14 e 17 de Setembro, para o ensino pré-escolar, básico e secundário.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.