NA ROTA DAS COLHEITAS (Vila Verde)

NA ROTA DAS COLHEITAS (Vila Verde) -

Aguardente ‘caseira’ foi a ‘poção mágica’ que animou Pico S. Cristóvão esta tarde

Foi em ambiente típico rural, em redor do alambique e das concertinas, que decorreu, este final de tarde, mais um ‘Encontro no Alambique’, no Lugar de Carves, em Pico S. Cristóvão, Vila Verde. A ‘poção mágica’ que fez ‘fervilhar’ os curiosos foi uma aguardente produzida em modo tradicional, para consumo caseiro.

É uma das atividades mais fascinantes da Rota das Colheitas de Vila Verde: o fabrico de aguardente.

O empresário Luís Antunes voltou a abrir as portas da sua casa e partilhar uma das mais prazerosas atividades da fase final das colheitas, no caso, das vindimas: o fabrico de aguardente.

O engenhoso alambique que possui há várias décadas voltou produzir um dos néctares mais poderosos da região, a rondar os 50º de teor alcoólico.

A atividade é realizada na família há anos e foi iniciada pelo pai do jovem que assim lhe dá continuidade. Contudo, esta é uma prática que gosta de partilha com familiares, amigos e agora também com curiosos e visitantes, inserindo a mesma na Rota das Colheitas.

Este final de tarde, ouviram-se as concertinas e os cantares ao desafio, inspirados pelo ‘precioso líquido’ e pelos petiscos servidos pela junta de freguesia local aos muitos visitantes que se juntaram ao evento.

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE