SANEAMENTO

SANEAMENTO -

Águas do Norte vai reavaliar ligação de saneamento no Vale do Homem

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Terras de Bouro anunciou, esta sexta-feira, em comunicado, que a empresa Águas do Norte mostrou-se «sensível» aos argumentos dos autarcas do Vale do Homem contra o projecto de construção de uma nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Souto (Terras de Bouro), estando a avaliar a possibilidade de canalizar as verbas para uma ligação ao interceptor de Caldelas que permita levar as águas residuais para a ETAR de Cabanelas (Vila Verde).

Numa reunião realizada esta semana em Terras de Bouro, os presidentes das três Câmaras Municipais mostraram-se intransigentes na oposição à criação de uma nova ETAR na margem rio Homem na freguesia de Souto, concelho de Terras de Bouro.

«Face aos argumentos expostos, a delegação da Águas do Norte – representada pelo administrador Manuel António Moras e quatro directores técnicos – reconheceu as motivações da preocupação e da contestação dos autarcas do Vale do Homem e comprometeu-se em avaliar a possibilidade de assegurar financiamento para uma alternativa à ETAR», refere a Câmara de Terras de Bouro, em comunicado.

Os autarcas Manuel Tibo (Terras de Bouro), Manuel Moreira (Amares) e António Vilela (Vila Verde) defendem que «o saneamento deste território deve ser assegurado como previsto inicialmente, através da ligação ao sistema intermunicipal de Tratamento de Águas Residuais do Cávado-Homem, com estação comum localizada em Cabanelas, concelho de Vila Verde».

A posição dos Municípios é apoiada e subscrita pelas Juntas de Balança, Chorense, Ribeira, Souto e Moimenta, freguesias do concelho de Terras de Bouro que se fizeram também representar na reunião com a delegação da Águas do Norte.

LIGAÇÃO AO INTERCEPTOR DE CALDELAS

Segundo o mesmo comunicado, por forma a assegurar uma alternativa que vá ao encontro da posição dos autarcas do Vale do Homem, a Águas do Norte pretende garantir que as verbas comprometidas no Programa Operacional POSEUR – Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos para o projecto de ETAR em Souto possam ser canalizadas para a construção da ligação ao interceptor de Caldelas, com ligação à rede intermunicipal. A proposta vem satisfazer as pretensões dos autarcas deste território do Vale do Homem.

Na reunião com a Águas do Norte, o presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, teve ainda oportunidade para abordar a situação do saneamento do Vale do Cávado, nomeadamente no que toca à «urgência» na ligação em alta que servirá as freguesias de Vilar da Veiga, Rio Caldo e Valdosende.

Os Municípios de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde reafirmam a defesa do plano inicial e em execução de tratamento de águas residuais, que prevê a ligação do saneamento em alta de todo o território à ETAR do Cávado-Homem, inaugurada em Cabanelas em Junho de 2014.

O investimento rondou os oito milhões de euros e foi destinado a servir uma população de cerca de 50 mil habitantes dos três concelhos, à qual corresponde um caudal médio de cerca de 7.617 m3/dia.

Os autarcas dos três Municípios pretendem que os efluentes provenientes dos três concelhos sejam diretamente direccionados para a ETAR sita em Cabanelas.

«A concretização deste investimento sempre foi sustentada na necessidade de eliminar pequenas ETARs que, implantadas ao longo deste território, se revelaram como potenciais focos de poluição, nomeadamente do rio Homem», lembram.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE

Acesso exclusivo por
um preço único

Assine por apenas
3€ / mês

* Acesso a notícias premium e jornal digital por apenas 36€ / ano.