Aí está o grande dia. Aliás, a grande noite de Braga. De 23 para 24, vive-se em Braga a noite mais longa e divertida da Região e do País.
Decorações gaiteiras iluminadas, quadros bíblicos no Rio Este, comes e bebes no Parque de São João da Ponte, feira popular e de artesanato pela Avenida da Liberdade, marteladas e alho porro, parque de diversões, balões no ar, bares de rua e bailaricos espontâneos dão o mote para uma noite recheada de eventos para todos os gostos e idades.
Braga orgulha-se de ter o mais antigo e genuíno São João do país.
Mas o dia é longo e começa bem cedo.
As Festas de São João apresentam no seu programa, para a manhã do dia 23, o Cortejo da “mordomia” ou da Associação de Festas, que reúne os diversos grupos de animação e desemboca na Praça Municipal, diante do edifício da edilidade, na presença das mais elevadas dignidades civis, eclesiásticas e militares da cidade.
Este solene momento, que sublinha o cariz municipal dos festejos, inicia-se com os hinos de Braga e do São João, devidamente interpretados por um largo conjunto de filarmónicas e pelo Orfeão de Braga e Coro Académico da Universidade do Minho.
Segue-se a largada de um balão gigante, girândolas de foguetes e repiques festivos nos sinos das igrejas da cidade.
https://www.saojoaobraga.pt/programa/todo-o-programa/
ovilaverdense@gmail.com