Numa tarde recheada de convívio e de animação, Oriz S. Miguel, em Vila Verde, recebeu a Desfolhada e Malhada do Milho e a iniciativa decorreu ao som dos cantares e das concertinas por parte dos animadores locais.
Em ambiente de festa, a população juntou-se em redor das espigas e, por entre conversa, cantoria e risos, a desfolhada foi-se realizando a bom ritmo, num momento de visível comunhão e partilha entre os presentes.
A esta iniciativa juntou-se a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, que deu uma ajuda nesta demanda, convivendo com a população que se foi mostrando cada vez mais “embalada” por esta tradição.
Enquanto que uns iam desfolhando e malhando o milho, os restantes preparavam o Festival da Broa, confecionando este pão com engenho no forno a lenha.
O cheiro da broa a ser preparada foi-se misturando por entre os outros petiscos, como as pataniscas, e foram a fórmula certa encontrada para recarregar energias após o esforço da desfolhada e malhada do milho.
Esta iniciativa contou com a organização da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Oriz S. Miguel e surge integrada “Na Rota das Colheitas” deste ano, promovida pelo Município de Vila Verde.