As chuvas torrenciais em Málaga, na Andaluzia, no sul de Espanha, já originaram uma tromba de água e obrigaram as autoridades a suspender as aulas e a circulação de comboios. Alerta vermelho estende-se à Catalunha.
Várias regiões de Espanha estão novamente a sofrer inundações provocadas por chuvas torrenciais. Esta quarta-feira, Málaga e Tarragona estão sob alerta vermelho e as consequências começam a ser visíveis.
Há imagens de ruas completamente inundadas em Málaga, região da Andaluzia. As grandes cargas de água não estão a ser totalmente escoadas e já se veem enormes poças nalgumas das principais ruas da cidade espanhola.
Nas redes sociais, começam a surgir vídeos que mostram a força da água na região. É o caso de uma partilha, na rede social X, onde se vê o rio Guadalmedina a transbordar.
Hoje, foram também emitidos avisos laranja para o sul de Granada e a área costeira de Valência.
Os espanhóis prepararam-se para mais chuvas torrenciais, apenas duas semanas depois de chuvas e enchentes terem feito transbordar rios em Valência e outras partes da Espanha, matando mais de 200 pessoas e destruindo casas e propriedades.
Prevê-se, aliás, que em Tarragona e Málaga chova cerca de 180 litros por metro quadrado em menos de 12 horas. Nesse sentido, por precaução, as autoridades decidiram evacuar as casas junto ao rio Campanilla, devido ao receio de que o rio possa transbordar.
Ainda segundo o diário espanhol, cerca de 3.000 pessoas que vivem nas margens do rio Guadalhorce, em Málaga, também foram retiradas das suas habitações.
ovilaverdense@gmail.com
O rio Guadalmedina transbordou em Málaga, na zona de Casabermeja.pic.twitter.com/so1I5mAdFw
— Mundo Vivo (@mundo__vivo) November 13, 2024