FOLCLORE

FOLCLORE -

Alexandra e Tânia levam Vila Verde ao Desfile da Mordomia na Senhora da Agonia

Duas jovens vilaverdenses, Alexandra Cruz e Tânia Silva, que integram o Grupo Folclórico União de Tradições, vão participar na próxima quinta-feira no Desfile da Mordomia, um dos momentos principais da romaria de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo.

“Este ano conquistámos mais um objectivo do nosso grupo, ao conseguir que duas da nossas dançadeiras fossem aceites neste desfile tão emblemático”, disse ao jornal “O Vilaverdense” o presidente do rancho, sediado na União de Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós, em Vila Verde.

Vítor Cruz considera que esta é uma “oportunidade única” para “elevar o nome do grupo – que é o mais novo de Vila Verde – e do concelho”, numa das “maiores romarias do Minho”.

“Esta participação só foi possível através do Ivo Rua, um dos maiores coleccionadores de trajes de folclore do Minho e que também confecciona muitos. Ele prontificou-se a emprestar os trajes e ajudar-nos em tudo o que fosse necessário para conseguirmos participar”, enaltece o presidente do Grupo Folclórico União de Tradições.

“A ajuda do Ivo foi fundamental para nós. Aproveitamos a oportunidade para agradecer publicamente a realização deste sonho e toda a disponibilidade que teve para connosco, em várias horas e em vários dias, para que tudo estivesse bem e à altura do acontecimento”, reconhece Vítor Cruz.

CUMPRIR UM SONHO

Para Alexandra Cruz, que desfilará pelas ruas de Viana do Castelo, este momento representa a concretização de um sonho de infância. “Estou a contar as horas que faltam para o grande dia”, assegura a jovem, de 19 anos, natural de Travassós.

“O meu maior sonho era poder participar no desfile. Todas as vezes em que o via gostava de imaginar que um dia poderia ser eu no lugar de uma delas. Com o passar do tempo pensei que esse desejo nunca pudesse se realizar, mas inesperadamente este ano vai-se concretizar”, garante Alexandra.

Também Tânia Silva, de 23 anos, natural de Carreiras São Miguel, poderá cumprir um desejo de muitos anos. “É algo único que representa um sonho por realizar, um momento que faz tudo valer a pena. Com certeza um dia inesquecível participar pela primeira vez no Desfile da Mordomia”, garante.

A jovem “dançadeira” confessa que “a cada dia a ansiedade aumenta”, mas mostra-se “entusiasmada” com o aproximar da data do desfile. “Tenho a certeza que vai ser algo memorável que nem toda a gente tem a possibilidade de presenciar. Vou aproveitar ao máximo todos os momentos”, frisa Tânia Silva.

O Desfile da Mordomia acontece na próxima quinta-feira, dia 17 de Agosto, com a participação de mais de 900 mulheres, provenientes de sete países, devidamente trajadas e ornamentadas com ouro a desfilar pelas ruas de Viana do Castelo.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE