O consagrado fotojornalista Alfredo Cunha, atualmente a residir em Vila Verde, um dos principais protagonistas dos registos fotográficos da ‘revolução dos cravos’, vai dar o mote às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Braga.
A cidade anuncia uma programação cultural ao longo de 2024 dedicada à revolução, com um conjunto diversificado de eventos que têm em comum os temas da Liberdade e da Democracia.
A apresentação do livro “25 de Abril de 1974, quinta-feira”, de Alfredo Cunha, no próximo dia 15 de Fevereiro, no Theatro Circo, e a exposição fotográfica com o mesmo nome, que ficará patente na Galeria do Paço, entre 2 de Março e 2 de Maio, são duas das iniciativas marcantes das comemorações em Braga dos 50 anos dos 25 de Abril.
Em Abril, destaque ainda para os concertos “Canções de abril”, pela Orquestra de Filarmónica de Braga, no dia 24, e Canto d’Aqui, no dia 25, na Avenida Central. A Biblioteca de Jardim irá acolher as oficinas artísticas alusivas aos 50 anos do 25 de Abril, numa parceria com a União de Sindicatos e, no dia 26, haverá uma recriação do Comício 26 de Abril 1974, pelos Malad’arte, na Praça Municipal.
O programa comemorativo engloba ainda um conjunto de outras atividades. As nove companhias de teatro que vão participar no Braga En’Cena, que decorrerá entre 7 de Abril e 8 de Outubro, no Theatro Circo, foram desafiadas a criar sob as temáticas da Revolução de Abril e a apresentar um novo trabalho, assim como a desenvolver, em conjunto, uma obra artística diferenciadora.
Entretanto, o tema da revolução serve também de inspiração aos alunos que vão participar este ano, na Mostra Escolar de Artes Performativas, o “Mapear”, que vai decorrer entre 29 de Abril e 4 de Maio, no Espaço Vita.
O programa de Mediação Cultural do Município de Braga – “Atlas”, iniciará uma viagem pela memória através de diversas iniciativas que irão abordar os valores da “Liberdade”, “Democracia”, “Paz” e “Progresso”.
O programa “Descentrar” também dedicará diversas jornadas ao tema do 25 de Abril, com teatro, horas do conto, oficinas e concertos.
Também o Itinerarium, a nova aposta do Município de Braga para o conhecimento do património local, irá dedicar o programa de 20 de Abril ao tema “Símbolos da Resistência”, com o professor da Universidade do Minho, José Manuel Cordeiro.
ovilaverdense@gmail.com