Atrair jovens para o sector dos transportes é o objectivo principal da Feira dos Transportes, que se realiza entre 7 e 8 de Setembro no Altice Forum Braga.
Organizada pela recém-criada Associação dos Profissionais do Volante (APV), com sede em Braga, e que dá seguimento às plataformas dos ‘Motoristas Lusitanos’ (com mais de cem mil seguidores), a feira pretende conquistar motoristas para um sector que se debate com a escassez de mão-de obra.
Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, Filipe Pinheiro, presidente da APV, admitiu que a situação “é grave”, reconhecendo, contudo, que o sector “é um pouco fechado”, o que obriga as empresas a recorrer a motoristas oriundos da Venezuela ou do Brasil, situação comum a toda a Europa.
“A nossa pretensão é levar os jovens a olhar com outros olhos esta profissão tão antiga e nobre”, referiu Filipe Pinheiro.
O desafio não é fácil, reconhece Pinheiro, lembrando que a actividade exige “paixão”, já que as deslocações, que por vezes exigem a ausência de casa por dez dias, para ordenados que vão dos 1200 aos 2000 euros, dependendo se os transportes são nacionais, ibérios e internacionais.
Por sua vez, Paulo Paiva, da ParaForm, refere que mais de 100 mil motoristas a trabalhar em Portugal para cerca de 15000 empresas de transporte já não são suficientes para responder à oferta.
“A Europa já não forma motoristas; temos que recrutar”, afirmou, avançado que a feira tem como objectivo abrir as portas ao recrutamento.
ECODRIVING
A pensar em novos activos para o sector do volante, a organização incluiu no programa do certame a formação de Ecodriving em ambiente controlado a motoristas com obstáculos reais e test-drive de conjuntos variados para qualquer condutor.
A formação dos profissionais é outra das prioridades da organização. Prevista está uma segunda pista para crianças e adolescentes.
CENTENA DE EXPOSITORES
O programa da feira inclui a realização de plenários com o objectivo de “esclarecer e debater os problemas com representantes do sector de uma forma aberta e esclarecedora”, explicou Filipe Pinheiro.
O recrutamento e a redução das ausências de casa são temas que marcarão os plenários.
Já a Grande Nave do Forum Altice Braga recebe uma centena de expositores e stands que representam um “leque vasto” do “verdadeiro peso deste sector no mundo actual”.
A APV pretende ainda transformar a feira, não só um dos maiores eventos dos transportes organizado por motoristas, mas também criar uma dinâmica “absolutamente diferenciadora” das restantes feiras patrocinadas por empresas do sector.
Embora a feira esteja essencialmente vocacionada para os profissionais do sector, permite o acesso ao público em geral.