ENSINO

ENSINO -

Aluna do Politécnico de Viana conquista prémio internacional para jovens investigadores

A aluna de mestrado em Engenharia Informática do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Ana Catarina Costa, venceu o ‘Young Research Award’, uma distinção que visa reconhecer internacionalmente o trabalho de jovens investigadores.

Ana Catarina Costa foi distinguida com o artigo intitulado “Multimodal Route Planning for Blind and Visually Impaired People” (Planeamento de Trajectos para Pessoas Cegas e Amblíopes), escrito no âmbito da sua tese de mestrado e apresentado em Setembro, na Conferência sobre Mobilidade Urbana Sustentável, que teve lugar na Grécia.

Natural de Vila Nova de Cerveira, Ana Catarina Costa, de 29 anos, desenvolveu uma ‘app’ focada na temática da mobilidade urbana e inclusiva.

A aplicação mobile permite a cegos e amblíopes, através da definição do ponto de partida e do destino pretendido, criar três opções de trajecto, identificando os aspetos negativos e positivos de cada percurso. Mas a app não se limita a indicar e a fazer uma avaliação dos percursos.

À medida que o utilizador se vai aproximando do destino, vai recebendo alertas, como a necessidade de apanhar um transporte público ou a paragem em que tem de sair.

«RESULTADOS MUITO PROMISSORES»

«Fazendo recurso ao ‘open street maps’, é possível marcar informação no mapa, como passadeiras, sinais luminosos, elevadores, escadas e tudo o que possam ser obstáculos para as pessoas cegas e amblíopes», avançou Ana Catarina Costa.

A aluna premiada explicou o funcionamento da aplicação e afirmou que «apesar da aplicação ter sido testada apenas em ambiente de simulação, os resultados são bastante promissores» e que a aplicação «pode ser melhorada e disponibilizada às pessoas».

«Tendo em conta todos os desafios sentidos pelos mesmos quando andam na rua, a aplicação (VIP Guide – que ainda está em fase de experimentação) conta ainda com reconhecimento de voz para ‘input’ da localização desejada e uso do GPS para alertar sobre obstáculos em tempo real».

A tese de mestrado foi orientada pela docente Sara Paiva, do Politécnico de Viana do Castelo, e pelo Professor Damianos Gavalas, da Universidade de Aegan, na Grécia.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE