As alunas do 3.º ano do curso de Esteticista da EPATV apresentaram, esta quarta-feira, as suas Provas de Aptidão Profissional (PAP). A sessão contou com cinco apresentações, focadas na sustentabilidade e no impacto ambiental na área da estética.
Os grupos foram organizados da seguinte forma: Skincare – Sabonetes Artesanais Sustentáveis, pelas estudantes Anita Silva, Briana Antunes, Jéssica Santos e Cláudia Esteves; Eco-Salão, apresentado por Soraia Carneiro e Diana Abreu; Homecare Peeling Corporal, dado a conhecer por Luciana Costa, Beatriz Azevedo, Beatriz Sousa e Carina Araújo; Nail Art – A moda nas mãos!, pelas alunas Cátia Pereira, Cláudia Fernandes e Daniela Silva; e Técnicas de Epilação, Design de Sobrancelhas e Threading – Beleza com Precisão, pelas jovens Cláudia Mota, Mariana Alves e Loralyne Garnier.
Para a avaliação dos projetos, constituiu-se uma mesa de júri com a professora convidada Vera Silva, da empresa Vera Cabeleireiros; Sandra Monteiro, diretora pedagógica da EPATV; e Maria José Falcão, Lúcia Lopes, Marco Alves e Maria do Carmo Moreira, professores da EPATV.
A manhã teve início com a apresentação “Skincare – Sabonetes Artesanais” Sustentáveis, durante a qual as alunas demonstraram a elaboração de um sabonete artesanal e hidratante, composto por ingredientes sustentáveis, naturais e livres de crueldade animal.
As mesmas mostraram todo o processo de confeção do sabonete natural, desde a mistura dos ingredientes até ao momento de verter a mistura no molde, destacando os cuidados na seleção dos ingredientes, conhecidos pelos seus benefícios para a pele.
Seguiu-se o grupo responsável pelo projeto Homecare Peeling Corporal, onde as estudantes desenvolveram um esfoliante com o objetivo de revitalizar a pele e, ao mesmo tempo, ser sustentável.
Um peeling corporal que foi concebido para ser utilizado pelas clientes em casa, como complemento aos tratamentos realizados na clínica. Para a apresentação do produto, as alunas exibiram um vídeo explicativo. No final, cada membro do júri recebeu um esfoliante como oferta, proporcionando uma experiência prática do produto.
Seguidamente, decorreu a apresentação intitulada Nail Art – A moda nas mãos!, na qual as jovens demonstraram a sua evolução enquanto nail artists. Durante a sessão, partilharam conhecimentos sobre as diversas técnicas atualmente em prática no mundo da arte das unhas, abordando também os formatos mais populares e as novas tendências. As jovens prepararam maquetes criativas utilizando diferentes moldes de unhas, com o intuito de exibir os seus projetos criativos nesta área.
Seguiu-se o projeto Eco-Salão, no qual as alunas propuseram um salão sustentável e ecológico, acompanhado de uma maquete construída com materiais recicláveis. O objetivo foi sensibilizar para as práticas sustentáveis na área da estética, uma vez que esta é uma das áreas em que a produção mais contribui para a poluição. A maquete incluía elementos como torneiras com sensores para poupança de água, LEDs e painéis solares, todos pensados para promover a sustentabilidade.
Por último, foi apresentado o projeto Técnicas de Epilação, Design de Sobrancelhas e Threading – Beleza com Precisão. As alunas apresentaram as diferentes técnicas de epilação, incluindo laser, cera, pinça e linha, abordando os cuidados necessários e a forma correta de execução de cada uma. Durante a parte prática, as alunas utilizaram as colegas como modelos, demonstrando todos os procedimentos, desde a higienização até à depilação e hidratação.
«Em todas as apresentações, os jurados teceram comentários positivos em relação aos projetos, esclarecendo dúvidas com as alunas e enriquecendo ainda mais as apresentações», aponta a escola, em comunicado. Os professores, em jeito de parabenização, ofereceram uma rosa vermelha a cada estudante.
ovilaverdense@gmail.com