EDUCAÇÃO (Vila Verde)

EDUCAÇÃO (Vila Verde) -

Alunas do IPVC meteram as ‘mãos na massa’ e ensinaram crianças da escola de Esqueiros a combater o desperdício alimentar

As crianças do jardim-de-infância e do 1º ciclo de Esqueiros, Vila Verde, envolveram-se numa atividade de aprendizagem contra o desperdício alimentar.

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2024, que decorre entre os dias 16 e 24 de novembro, um grupo de três estudantes — Ana Cardoso, Alexis Bernardes e Daniel Rodrigues — do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia do Ambiente e Geoinformática da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desenvolveu várias iniciativas naquele espaço escolar, centradas na redução do desperdício alimentar.

Com o envolvimento das famílias, os estudantes criaram o livro “Receitas Zero Desperdício”, com o objetivo de incentivar os pais a contribuírem com receitas que utilizem restos alimentares, resultando na compilação de um livro de receitas sustentáveis.

No encerramento do projeto, as jovens estudantes, em colaboração com a Escola Secundária de Vila Verde, e com o apoio dos alunos do 3.º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial, realizaram uma Oficina de Culinária Sustentável.

A iniciativa envolveu as crianças em atividades práticas para a confeção de refeições saudáveis, reutilizando ingredientes que, muitas vezes, são descartados.

Entre as receitas preparadas, destacaram-se as cascas de fruta assadas no forno com açúcar e canela, e as mini pizas confecionadas com restos de pão, queijo e frango, usando um molho de tomate caseiro confecionado pela aluna Letícia.

«Estas ações tiveram como principal objetivo promover a consciencialização ambiental, sensibilizando as crianças e respetivas famílias para a importância de uma alimentação sustentável e para a redução do desperdício alimentar», contam as promotoras.

Ao longo da semana, outras atividades complementarão o programa.

Entre elas, destaca-se o “Desafio à Cantina” (uma iniciativa que promove a preparação de uma refeição inspirada no livro “Receitas Zero Desperdício” pela cantina escolar).

Outra ação relevante será a construção de uma caixa de compostagem, que permitirá aos alunos depositarem cascas e outros biorresíduos, promovendo a reciclagem de matéria orgânica e reforçando a importância da sustentabilidade ambiental.

«Estas iniciativas visam envolver toda a comunidade escolar de forma prática e educativa, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis no combate ao desperdício alimentar», rematam.

ovilaverdense@gmail.com

 

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE