Cerca de 70 alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Básica de Vila Verde participaram, esta segunda-feira, numa caminhada urbana, inserida na campanha internacional “Walk21 – Somos todos peões”, que conta com a adesão do governo português.
A sensibilização dos alunos para a segurança rodoviária, em conjunto com a promoção da educação ambiental e a importância do envolvimento na defesa da natureza, dominou a ação dos estudantes de Vila Verde.
O grupo foi recebido na Câmara Municipal de Vila Verde, pelos vereadores Manuel Lopes, Michele Alves e Patrício Araújo, que sublinharam a necessidade e o impacto da intervenção dos jovens na definição de hábitos e políticas inovadoras de defesa do meio ambiente e da mobilidade urbana.
A caminhada urbana dos jovens incluiu visitas à Casa do Conhecimento e ao posto da Guarda Nacional Republicana, onde aprofundaram a temática da segurança urbana.
A jornada contribuiu para concretizar objetivos centrais da campanha, assegurando a partilha de “ideias e conhecimentos sobre como desenvolver e implementar políticas e programas para andar a pé que promovam comunidades pedonais, ruas mais seguras, maior participação da comunidade e valorização da mobilidade pedonal”.